Vídeo/Tarcísio Castan
Antes de se atentar a matéria supracitada abaixo, veja esse vídeo até o fim. Vídeo explicativo de extrema relevância! Urgente!
O PL 2630/2020, conhecido como "PL das Fake News" ou "PL da Censura" poderá ser votado nos próximos dias!
Você pode acompanhar o posicionamento do seu Deputado Federal pelo site: www.pldacensura.com, e cobrar através do diálogo o posicionamento do mesmo.
Há preocupações com as informações nos textos anteriores do relator do projeto e sugestões do governo federal que não foram bem aceitas pelas instituições brasileiras.
O relator, deputado Orlando Silva, ainda não apresentou um novo relatório, mas fontes dizem que ele pretende tratar da evolução do sistema de combate às notícias falsas e à disseminação delas. O PL, se aprovado, passará a se aplicar a provedores de redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e ferramentas de busca que atendam a um público de 10 milhões ou mais de brasileiros, e será criada uma comissão provisória para elaborar o Código de Conduta de Enfrentamento à Desinformação.
O texto fala sobre o PL da Censura, em trâmite na Câmara desde julho de 2020, que surgiu em meio ao debate sobre desinformação durante a pandemia de Covid-19. A proposta defende que empresas de tecnologia tenham representação local no Brasil e limitação de disparos em massa, além de mais transparência por parte de veículos de comunicação, figuras políticas e redes sociais.
O texto fala sobre o PL da Censura, em trâmite na Câmara desde julho de 2020, que surgiu em meio ao debate sobre desinformação durante a pandemia de Covid-19. A proposta defende que empresas de tecnologia tenham representação local no Brasil e limitação de disparos em massa, além de mais transparência por parte de veículos de comunicação, figuras políticas e redes sociais.
O PL da Censura, proposto como uma forma de combater informações falsas, pode na verdade incentivar a censura prévia e limitar a liberdade de expressão, pois a decisão sobre o que é "falso" ou "enganoso" ficaria a cargo das plataformas e do poder público, sem uma definição clara. A verificação obrigatória de identidade dos usuários pode representar uma violação à privacidade e segurança das informações pessoais, além de criar um ambiente propício para o surgimento de perfis falsos e apropriação indevida de identidades.
Especialistas alertam que o projeto pode prejudicar a liberdade de expressão, dificultando a disseminação de informações importantes, especialmente para grupos minoritários. Além disso, a limitação da liberdade de expressão pode gerar autocensura, onde as pessoas evitam falar o que pensam com medo de serem punidas. O projeto também pode gerar custos elevados para os provedores de internet, que terão que monitorar e retirar conteúdos considerados "falsos" ou "ofensivos".
O PL da Censura pode prejudicar a economia do país, desestimulando a atuação de empresas de tecnologia e inovação no Brasil, afetando setores estratégicos e a competitividade no mercado global. A vedação ao uso de dados combinados pode quebrar o modelo de negócio das plataformas, prejudicando empreendedores que vivem de anunciar e vender nelas. A devassa e restrição aos anunciantes on-line também podem ser prejudiciais, pois terão que expor a identificação de conteúdos impulsionados e publicitários.
Imagem do Instagram
"vou te dar um exemplo de como as coisas são tratadas de forma errada. O PL 2630/20, que, supostamente, é o PL da censura. Eu desafio alguém ler o PL e me mostrar onde tem censura ali. Não tem. O PL é excelente. Na vdd, garante muito mais a liberdade de expressão do que o que temos hj, pois cria regras para os provedores que podem, inclusive, ser responsabilizados se censurarem indevidamente, algo que não há hj. Esse tipo de discussão não PODE ser feito pela dona de casa. Tem que ser feita por gente qualificada. Eu fui voz dissonante na Direita qdo teve o PL de Abuso de Autoridade (todos eram contra pq achavam que ia trazer impunidade). Hj,…
Bom dia. Consiere uma colaboração. Gostaria da sua opinião: "Desafio alguém me mostrar onde o PL 2630/20 traz censura. Obviamente, quem está falando sobre o assunto não se deu ao trabalho de ler o projeto. A quem interessar
CAMARA.LEG.BR www.camara.leg.br Fernando Vaisman"
Certíssimo tarcisio parabéns