Vídeo Instagram/General Girão/ Vídeo na íntegra
Parlamentares da oposição exigem a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos criminosos de 8 de janeiro participaram da reunião entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes partidários nesta terça-feira (18). Eles criticaram a demora de Pacheco em examinar o pedido, protocolado em 27 de fevereiro. Pacheco declarou que a sessão só acontecerá se houver maioria parlamentar favorável e convocou a reunião em resposta aos oposicionistas.
Pacheco afirmou que a CPMI é um direito das minorias reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas que a maioria tem o direito de convocar a sessão. Ele disse que buscará uma solução conjunta com a oposição e o governo para realizar a sessão do Congresso. Líderes do PT, PCdoB, PV, PSD, MDB, Podemos, Republicanos e PSB pediram o adiamento da sessão, enquanto líderes da oposição e outros partidos, incluindo o PSDB, PP e Republicanos no Senado, pediram sua manutenção.
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que a oposição obstruirá os trabalhos se a sessão for adiada, o que prejudicará as votações. Ele não descartou um recurso ao STF para forçar a abertura da CPMI. Além do pedido de criação da CPMI de 8 de janeiro, a pauta do Congresso Nacional inclui propostas relacionadas a reajustes salariais para servidores públicos federais e ao piso salarial para profissionais de enfermagem.
Comments